Blog

Entre um trabalho e outro, às vezes conseguimos escrever alguma coisa...

Boikut: uma comunidade em seis dias

Desde 1998 a Opera House trabalha de forma voluntária pela divulgação do Festival Folclórico de Parintins, através do site Parintins.com. O Festival é considerado o maior evento cultural da região norte do Brasil e atrai um número muito grande de turistas, que viajam no final de junho para a cidade de Parintins, na Ilha de Tupinambarana, no Rio Amazonas.

Nos 14 anos do site Parintins.com, toda a equipe da Opera House esteve empenhada, de uma forma ou de outra, em trabalhar pela divulgação do Festival Folclórico.

Boikut: Perfil Parintins
 Figura 1 - uma tela do perfil "Parintins"
 
Este ano, pensamos em trazer mais interação para Parintins.com, aproveitando toda a experiência acumulada ao longo de anos de trabalho na Criação de sites e sistemas. Nada casava tão bem com esta idéia quanto uma comunidade. E quem pensa em comunidade (pelo menos no Brasil) lembra logo do Orkut. Então pensamos: porque não o Boikut?

Inspirado no Orkut, do Google, o Boikut foi programado em um esforço concentrado de toda a equipe da Opera House. Trabalhando paralelamente, os profissionais da equipe de design e de programação conseguiram colocar online uma comunidade dedicada a Parintins, em um site enxuto, rápido, fácil de usar, com interface simples e intuitiva, em apenas 1 semana.

A comunidade permite que os usuários do site se aproximem, troquem informações e experiências, publiquem suas fotos e façam comentários às fotos de amigos, coloquem recados, localizem amigos. Além disso, o sistema foi integrado ao restante do site Parintins.com, permitindo que o usuário do Boikut acesse, com um único clique, sua história dentro do site Parintins.com, através dos comentários às notícias e artigos, disponíveis nos últimos anos.

Quem entrar no Boikut pela primeira vez, entra como um torcedor neutro, e ganha uma página de perfil "Parintins". Este perfil pode ser editado, e o usuário pode escolher também o perfil azul ou o perfil vermelho.



 Figura 2 - Boikut: rascunho da logomarca Figura 3 - Boikut: a logo finalizada


O sistema foi citado no Diário do Amazonas e no portal Terra.com.br. A matéria do Diário foi reproduzida em Parintins.com.

Alguns comentários sobre o Boikut, por membros da comunidade:
  • O boikut é um excelente canal para gerar maior contato entre os fãs dos bois. Mesmo eu que vivo longe daí, tenho a chance de trocar "figuras" com a galera. É divertido, ágil e democrático. (Clarindo, de São João do Piauí - PI)
     
  • Fiquei surpreso com a eficiência do site. Não é difícil de entrar, logo você recebe a confirmação do cadastro, recebe uma senha e pronto As pessoas me adicionam mais rápido do que no Orkut e muitas me dão dicas e convidam pra ir visitar Parintins. Além disso, já encontrei muitas pessoas que são de outros Estados também.  (Jhonatã Gabriel, 27, Mato Grosso)


ebichoStudio versão 1.3: ferramentas e interatividade para sites e intranets
Figura 4 - e-bichoStudio™: Ferramentas para Sites & Intranets
 
Por trás das cortinas: a engrenagem

Um dos segredos do resultado tão bem sucedido e rápido do Boikut foi o uso de componentes de um sistema produzido pela Opera House: o e-bicho™ Studio: ferramentas para gerenciar conteúdo e ter interatividade em sites e intranets.

O e-bicho™ facilita muito a publicação e edição de conteúdo online e a manipulação de imagens e galerias, além de outras tantas funções. Elaborado pensando no usuário leigo, que não conhece HTML, para que ele possa administrar um site de maneira independente e com muitos recursos, como enquetes, downloads, e muito mais, o sistema provou ser versátil até mesmo para ser usado como base para o desenvolvimento de aplicativos como o Boikut.

O login no sistema do Boikut utiliza quase a totalidade do código da área de usuários do Tatu, o componente de cadastro online do e-bicho™. A autenticação, a troca de senha, a verificação do e-mail, para evitar cadastramento falso ou cadastramento com emails de outros, tudo está lá. Para nós da Opera House, e acredito que para nossos clientes também, poder utilizar um sistema tão simples e tão rico em funcionalidade é ter o melhor de dois mundos: o necessário e o agradável.

Experimente por você mesmo o sistema, cadastrando-se como usuário do Boikut:

http://parintins.com/boikut/